HOLDING: COMO É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA O SEU NEGÓCIO.

A palavra holding possui proveniência inglesa e quer dizer controlar, manter, guardar. É o tipo de organização que possibilita que uma empresa e seus administradores controlem outras empresas, conhecidas como subsidiárias.
Isto é, a holding possui participação majoritária nas ações de uma ou mais firmas.
Dentre as relevantes finalidades de uma Holding pode-se apontar:
• Manter majoritariamente ações de outras empresas;
• Ter o poder de controle;
• Ter grande mobilidade;
• Não necessitar operar comercialmente e não deve operar industrialmente;
• Manter minoritariamente ações de outras empresas com a finalidade de investimento.
A holding é a responsável por tomar as decisões que determinam a gestão das demais companhias, por ser sócia majoritária dos negócios.
E quais os benefícios de se constituir uma holding?
Os proventos mais comuns são a economia tributária, o planejamento sucessório, a facilidade na declaração do IRPF, entre outros.
A maior vantagem que uma holding possui é a carga reduzida de impostos sobre a pessoa física, ramo em que é mais utilizada hoje.
É muito comum a constituição de holdings imobiliárias com o objetivo de comprar e vender imóveis, por exemplo, visto que a carga tributária nesses casos pode ser reduzida em média a 16,17% em valores recebidos de locações.
Uma pessoa física paga até 27,5% de IR, enquanto a holding paga apenas 11,33% em média, de acordo com seu objeto social, já no ganho de capital na compra e venda de imóveis, é mais benéfica ainda, chegando a reduzir 9,07%.
O que normalmente uma pessoa física pagaria 15% de IR no ganho de capital, uma holding pagaria o percentual de 5,93% em média.
Há ainda benefícios de redução de custos em casos de uma holding patrimonial, em que a união de mais empresas sob o manto de um grupo econômico viabiliza determinadas práticas de gestão que acabam reduzindo significativamente o custo operacional com a administração. Além disso, isso facilita o acesso a capital de menor custo na medida que aumenta o grau de garantias dos credores.
Com isso, conseguimos entender mais sobre esse tipo de organização e quais benefícios pode-se adquirir com ela, e assim buscar um profissional especializado para explicitação de quaisquer dúvidas ou até mesmo buscando a viabilização e implementação da holding, caso necessário.